segunda-feira, 31 de maio de 2010

Protecção dos animais? Só se for na Suíça!

Número de elefantes do Circo Knie!

Caros amigos,

Recentemente dei conta de uma notícia, acerca do funcionamento dos circos na Suíça. Foi com enorme satisfação que a li. Mas não escondo também alguma frustração, ao dar conta do trabalho desenvolvido neste país, por parte das associações de protecção dos animais, neste caso concreto, por parte da PSA (La Protection Suisse des Animaux).

Esta associação desenvolveu um trabalho fantástico, ao procurar conhecer a realidade dos circos, ir ao seu encontro e finalmente dar a sua apreciação sobre o que é o real funcionamento destes, e como realmente tratam os animais.

Foi feita uma apreciação concreta de cada espécie animal, foram analisados os espectáculos. Dois circos reseceberam um parecer favorável, (circos Nock e Knie), tendo até esta associação, gostado dos espectáculos por eles executados. Claro que, nem todos os circos receberam esta análise positiva. Obviamente nem todos trabalham da mesma forma, e, consequentemente têm as mesmas condições.

Apraz-me evidentemente dizer que estou satisfeita, pela humildade desta acção, pela verdade, que ela transmite. Contudo, é impossível não fazer uma comparação com o que se passa em Portugal.

É sabido que a nossa mais afamada associação de protecção dos animais, nunca realizou tamanha acção, de real interesse em defender os animais. O que temos assistido, é um total desconhecimento, tendo como certo que em todos os circos os animais são mal tratados e não têm qualquer condição para ali sobreviver. Daqui advem obviamente a minha frustração.

Em Portugal, os ditos protectores dos animais, vêm falar-nos de evolução, progresso, dizendo que é assim que se faz na Europa. Pois muito bem. Então e este exemplo suíço? Não os devería elucidar para a verdadeira opinião acerca das condições dos animais nos circos? Quantos circos já visitaram realmente? Quantos animais já foram por eles verificados em pleno terreno cicense?Quandos pareceres já efectuaram, em específico, circo por circo, tenda por tenda? A quantos espectáculos já assistiram? A resposta a todas estas perguntas, é sistematicamente negativa. O único interesse que lhes conhecemos, é o da opinião fácil, descuidada, sem qualquer verdade. Pelo contrário, já houve alturas em que se esforçassem por contrariar totalmente a verdadeira vida animal no circo, usando até os meios mais perversos.

Esta é uma reflexão que vos recomendo. Evidentemente que nem todos os circos têm condições propícias à estadia de uma animal. Evidentemente que há circos que nem deveríam existir, dadas as suas fracas condições, a sua fraca atenção prestada aos animais que possuem. Mas todos? Alguém realmente acredita que em Portugal não exista um único circo que mereça verdadeiramente o benefício da dúvida e até um aplauso, no que se refere à manutenção dos animais? Infelizmente, em Portugal, os senhores que querem proteger os animais afirmam que não. Provavelmente porque nunca visitaram um único circo, nunca quiserem enfim, proteger um único animal! Se nunca quiseram conhecer as suas realidades, (mas aquelas que realmente existem, não as que nos querem vender) é porque não estão propriamente preocupados com o bem-estar dos animais. Caso contrário, à semelhança deste verdadeiro exemplo suíço, a realidade no nosso país não sería distorcida, sería sim, justa. E, arrisco dizer, esta nossa associação tería outra credibilidade, pelo palpável trabalho desenvolvido.

Enfim, tenhamos ao menos a esperança que esses senhores continuem a olhar para a Europa, mas que vejam também aquilo que na verdade é importante, aquilo que não lhes interessa.

6 comentários:

  1. Carolina,
    Excelente, revelador e veridico post! Pode ser que os nossos "defensores" dos animais aprendam alguma coisa com esta associação Suíça. Talvez assim deixem de fazer o jogo sujo que fazem... Que se informem como deve ser, que visitem os Circos, que deixem de manipular/encomendar imagens e tirar o contexto a outras, que pensem e que defendam os animais como eles devem ser defendidos!

    ResponderEliminar
  2. Precisamente, querido Gonçalo. Este post é precisamente um post de alerta, não de crítica, embora esta tenha de estar presente, dada a realidade actual. Esperemos, como aliás disse, que olhem para este exemplo e comecem a desenvolver um trabalho digno.

    ResponderEliminar
  3. Quero felicitar o excelente trabalho que este blog está a prestar. Espero que consiga despertar as mentes e reequacionar as decisões.
    Bom Trabalho e é importante que estas mensagens e resultados da pesquisa do blog cheguem ao sitio certo.
    Aos criadores do Blog proponho o desafio, de elaborar-mos um baixo assinado pedindo a revisão da legislação, recolhendo as assinaturas junto da sociedade civil.

    ResponderEliminar
  4. Não poderia concordar mais
    Tive o mesmo pensamento quando publiquei esta noticiia no site CIRCOEV no passado dia 12/5.
    Aqui fica o link da noticia e uma foto dos camelos de Knie
    http://www.24heures.ch/defenseurs-animaux-epinglent-cirque-royal-2010-05-10
    A ideia do abaixo assinado parece-me boa mas não sei em que moldes pode ser feito on-line nem sequer a sua rentabilidade (o assunto será novamente discutido em AR?)

    ResponderEliminar
  5. Exmos. Senhores,

    A Associação ANIMAL vem por este meio pedir a V. Exas. a remoção imediata do logótipo desta associação - cujos direitos para usá-lo não foram (nem seriam)cedidos a V. Exas -, sob pena de, não o fazendo, virem a ser alvo de procedimento judicial.

    Com os melhores cumprimentos,
    Rita Silva
    Presidente da Direcção da ANIMAL

    ResponderEliminar
  6. Exma. Senhora Presidente da Associação Animal,

    O simbolo será retirado, ao contrário de vocês, que mantiveram a nossa imagem nos vossos foruns, redes sociais e blogues, com vários comentarios depreciativos durante meses! Mais uma vez fica a distinção entre ambos. Pedimos desculpa pelo incómodo, mas muito obrigada pela visita. Assim percebemos o vosso melindre e temos a certeza de que estamos no bom caminho.

    Com os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar